Proteção às florestas

Primeiramente, nessa sexta, dia 17/07 é celebrado o dia de proteção às florestas que surgiu a partir da exaltação do Curupira.

Vale lembrar que o curupira é um importante membro do folclore brasileiro, conhecido por possuir cabelos vermelhos e pés virados para trás.

Ele protege as florestas das agressões constantes do homem, tais como desmatamento e caça de animais.

Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata.

Mas infelizmente, o Curupira é apenas uma figura mítica e são necessárias ações efetivas para deter o avanço e o crescimento do desmatamento e da exploração ilegal da biodiversidade.

Foi pensando nisso que as duas datas se juntaram na busca pela preservação das matas brasileiras.

Entenda a definição de floresta


Cotidianamente, denomina-se “floresta” qualquer vegetação que apresenta predominância de indivíduos lenhosos, onde as copas das árvores se tocam formando um dossel.

No entanto, existem diversas definições, criadas para atender objetivos específicos, como a definição de floresta da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) ou da UNFCCC (Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

Como se pode ver, as florestas brasileiras desempenham importantes funções sociais, econômicas e ambientais, por meio da oferta de uma variedade de bens e serviços.

Por isso, manter a floresta em pé está entre as linhas de ações prioritárias do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É importante ressaltar, também, que as matas proporcionam um tipo de riqueza muito importante para a humanidade, os chamados serviços ecossistêmicos, que são diversos benefícios, como alimentos, matéria-prima, belas paisagens, regulação do clima, biodiversidade, turismo e por aí vai.

Ademais, elas cobrem apenas 30% do planeta Terra, mas cerca de 80% de todos os seres vivos terrestres vivem nesse tipo de ambiente. 

Sugestões para você colaborar com a proteção das florestas

  • Não coloque fogo em matas
  • Não jogue lixo no meio ambiente
  • Sempre dê prioridade aos papéis reciclados e recicláveis
  • Não jogue cigarros ou objetos em combustão em florestas ou áreas de mata
  • Converse com as crianças ao seu redor sobre a importância de cuidarmos bem das florestas.

Pessoas que fizeram e fazem diferença na causa de proteção às florestas

Em primeiro lugar, Chico Mendes destacou-se como um importante homem que levantou a bandeira da luta contra a destruição da Amazônia.

Isso porque, ele realizou diversos trabalhos e lutou ativamente contra o desmatamento e o massacre aos índios. Em virtude de sua luta, gerou revoltas e começou a receber ameaças, sendo morto em 1988.

Ademais, outro caso bastante conhecido e que merece reconhecimento é o da missionária Dorothy Stang, morta em uma emboscada em 2005.

Essa grande figura era conhecida por proteger a floresta da ação de madeireiros, grileiros e fazendeiros, mas acabou perdendo a vida por defender essa importante causa.

Entretanto, vale salientar que não existem apenas essas duas figuras importantes em nossa história, vários ativistas, biólogos, engenheiros, professores e outros profissionais lutam diariamente contra a destruição das florestas, sendo esses os verdadeiros “Protetores das Florestas”.

Legal né? E você também pode fazer a diferença! Comece agora mesmo. 

Dúvidas, entre em contato com a gente pelo site.
Simplifique a sua gestão ambiental para que possa ser ainda mais produtivo e quem sabe defender ainda mais essa linda causa.
Faça sua demonstração <clicando aqui>.

Ah, e não esqueça de baixar o nosso e-book sobre Poluição Sonora e Ruído Ambiental, totalmente gratuito, feito em parceria com a Labe Consultoria.

Baixe agora

Até a próxima. 

Fontes:

https://www.mma.gov.br/florestas.html

https://www.ecycle.com.br/6629-dia-de-protecao-as-florestas.html

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-protetor-florestas.htm

Artigos relacionados

No Comments

Leave a Comment

ambisis-gestao-ambiental-consultoria-software

© 2020 Direitos Reservados

Econotec Sistemas 29.448.786/0001-96