coordenar licenciamento ambiental

Para coordenar um processo de licenciamento ambiental você precisa seguir alguns passos. E vale lembrar que tudo começa a partir de um estudo para entender em que momento o processo de licenciamento se encontra.

Passo-a-passo do Licenciamento

  • 1º passo: estudar em que fase o processo se encontra. Ele pode estar apenas planejado, já ser existente, estar operando ou não ter inciado ainda
  • 2º passo: identificar o órgão a quem solicitar a licença e entrar em contato com eles para se apresentar e buscar entender como eles trabalham
  • 3º passo: identificar a fase e o tipo de licença que será requerida procurando o órgão licenciador e solicitando os formulários de requerimento
  • 4º passo: coleta de dados e documentos
  • 5º passo: preenchimento do cadastro de atividades.
  • 6º passo: requerimento da licença – abertura do processo.
  • 7º passo: publicação da abertura do processo.

Dicas para o gestor ambiental

Ter conhecimento do passo-a-passo já facilitará muito o trabalho do gestor ambiental. Mas aqui trouxemos algumas dicas que irão auxiliá-lo ainda mais:

O licenciamento ambiental é dinâmico

Ou seja, você como empreendedor tem o direito de questionar se devida solicitação faz sentido ou não. Para isso, você deverá levar ao órgão um embasamento técnico para que seja discutido.

Novas solicitações ao longo do processo

No decorrer do processo, do dialogo com órgão, poderá vir a surgir novas solicitações. É possível que você tenha que realizar atividades que não estavam previstas.

Vídeo, no IGTV, sobre coordenar um processo de licenciamento ambiental

Você gostou das dicas? Então assista a essa incrível conversa com o Airan, CEO do Ambisis, e com o Joachim, Fundador do Projeto Formação Ambiental. No vídeo eles trazem ainda mais dicas para você mandar bem na prática de licenciamento ambiental.

Como o Ambisis pode te ajudar?

Por fim, agora que você já viu como funciona todo o processo de licenciamento sabe que ele demanda muitas atividades, não é mesmo? São diversas responsabilidades que requerem prazos e documentos diversos.

Mas você não precisa se incomodar com isso. O Ambisis fará tudo para você. Com uma gestão feita no software você poderá aumentar o número de licenças e processos pois o gerenciamento, feito em nuvem, garante a você foco no seu trabalho de gestor ambiental.

Portanto, o sistema te lembrará de prazos, gerará PDFs personalizados e muito mais.

Agende uma conversa gratuita com um de nossos especialistas.

Até a próxima.

Artigos relacionados

No Comments

Leave a Comment

ambisis-gestao-ambiental-consultoria-software

© 2020 Direitos Reservados

Econotec Sistemas 29.448.786/0001-96