Ambisis – Software para Gestão Ambiental

ISO 14001

Um sistema de gestão é formado por uma série de processos contínuos estabelecidos para atingir objetivos e metas finais. Nós utilizamos sistema de gestão para várias coisas na nossa vida, por exemplo, na faculdade.

Quando você inicia um curso você estabelece uma meta. Por exemplo, “se formar com média 9”, a partir daí você cria objetivos para alcançar a meta estabelecida. Por exemplo, “estudar 1 hora por dia, fazer exercícios e aprender com os erros”.

O Sistema de Gestão Ambiental não é muito diferente. Ele é uma estrutura organizacional que permite às empresas avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades.

O “coração” de um sistema de gestão é o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act).

 

Ciclo PDCA

Uma boa gestão de projetos pode ser feita com o Ciclo PDCA. Ele tem como objetivo estabelecer um processo de melhoria contínua através de quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

Ciclo PDCA

P (Planejamento) – quais são os objetivos e metas a serem alcançados? Quais são os requisitos legais para a operação? Quais os aspectos e impactos ambientais?

D (Fazer) – Implementação e operação.

C (Checar) – Verificação e ação corretiva. Monitoramento e controle dos aspectos já levantados para verificar se a empresa está seguindo de acordo com o programa de gestão ambiental estabelecido.

A (Agir) – Análise crítica. São verificadas possíveis necessidades de alteração da política ambiental da empresa ou de seus objetivos e metas. Momento para parar e olhar o que já foi feito e o que ainda pode ser melhorado e pegar as não conformidades e elaborar ações para resolve-las.

 

[Clique aqui e descubra como deixar o PDCA mais simples]

 

Implantação de um SGA

Sabemos que o SGA é uma estrutura organizacional que permite às empresas avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades.

Para que um SGA funcione é importante que todos os envolvidos colaborem, inclusive a liderança. Isso porque o sistema não funciona com apenas uma pessoa.

Um dos piores pesadelos do gestor ambiental é ser contratado para um serviço próximo de auditoria. Isso porque ele acaba tendo que atuar sozinho para colocar tudo em ordem por conta da empresa não ter uma cultura de SGA estabelecida.

Então, agora que você viu o quão importante é um SGA pode imaginar a série de benefícios que ele trás para a empresa.

 

Benefícios de se implementar um sistema de gestão ambiental na empresa

Alguns dos benefícios que um bom SGA trazem para empresa são:

  • Ganho de produtividade
  • Diminuição de perdas
  • Acesso a novos mercados
  • Controle e prevenção de acidentes
  • Respaldo da marca
  • Maior credibilidade.

Agora, é importante ressaltar que as organizações que desejam obter um SGA e que buscam uma certificação devem seguir normas da ISO 14000, isso porque ela ajuda as empresas a reduzirem os danos que suas atividades causam ao Meio Ambiente.

 

ISO 14000

A ISO 14000 é um conjunto de normas internacionais onde a ISO 14001 é a mais conhecida por possuir uma série de requisitos para a certificação em um SGA.

A implantação dessa norma não é obrigatória, a empresa pode optar ou não pela sua certificação.

Os benefícios são muitos, como mencionados acima. Ao realizar a implantação a empresa vai avaliar todo o seu processo produtivo para ver onde estão os gargalos, onde estão havendo perdas e assim aumentar a eficiência do processos, diminuindo custos e aumentando a produtividade.

Além disso a empresa precisará mapear todos os requisitos legais para a sua operação, assim ela garantirá que todos os processos estarão em conformidade com as leis e normas ambientais, diminuindo os riscos de multas (autuações) e acidentes ambientais.

Também é importante destacar o acesso a novos mercados. É muito comum que em grandes empresas exijam de seus fornecedores a certificação da ISO14000 para oferecer produtos e serviços.

Instituições financeiras e seguradoras também costumam avaliar o desempenho ambiental das empresas, assim a empresa que tiver a certificação terá maior credibilidade .

 

ISO 14001

A ISO 14001 estabelece os requisitos para a certificação de um sistema de gestão ambiental.

Segundo o site do Tribunal de Contas, esta norma destina-se ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.

Auxiliando a alcançar os resultados pretendidos de seu Sistema de Gestão Ambiental, os quais agreguem valor para o meio ambiente, a organização em si e suas partes envolvidas. Os resultados pretendidos incluem:

  • Aumento do desempenho ambiental
  • Atendimento dos requisitos legais e outros requisitos
  • Alcance dos objetivos ambientais.
ISO 14001

Ela é um dos passos para a busca do desenvolvimento sustentável aliando a proteção ambiental com o atendimento das necessidades econômicas.

 

SGA e ISO 14001 no Ambisis

Com tantas informações, responsabilidades e prazos para cumprir é importante que todos esses processos fiquem centralizados e armazenados em segurança.

No Ambisis é possível fazer um SGA, com delegação de responsáveis, desde o planejamento até a análise de atividades já realizadas.

[Clique aqui para conhecer o Ambisis]

No Comments

Leave a Comment