Primeiramente, tendo em vista às mudanças no mercado de trabalho, é muito importante que as consultorias ambientais realizem uma gestão, tanto dos seus clientes como do seu próprio negócio, que seja eficiente, eficaz e efetiva.
E é ai que surge, a Gestão de Projetos, como uma aliada à consultoria ambiental.
Segundo o PMI, é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.
Três aspectos importantes de ressaltar são que um projeto jamais deve ter uma duração indeterminada, ou seja, todos precisam ter um prazo. Segundo aspecto a se destacar é a elaboração de um objetivo claro a todos os envolvidos.
E por último, ele deve contar com um conjunto limitado de recursos, tanto humanos como financeiro e materias.
O conceito de Projeto abrange vários pontos:
A razão do surgimento dos projetos, em uma consultoria, são variados.
Segundo Imhotep, gerente de projetos, devemos questionar as razões de criação dos projetos que executamos se quisermos ter sucesso em cumpri-las.
Então, o termo pode surgir de uma:
Vale lembrar a importância de que sempre seja priorizado o ponto de vista do cliente.
A Gestão de projetos nada mais é do que a criação e desenvolvimento de projetos. Sendo assim, tem como objetivo alcançar os melhores resultados criando soluções adequadas para cada tipo de serviço.
Ademais, a definição do PMBOK, material desenvolvido pelo PMI sobre gestão de projetos, explica a atividade nos seguintes termos
Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.
As metodologias são fundamentais para que a empresa possa sistematizar melhor seus objetivos e estratégias e, assim, conseguir concretizá-los.
Esse tipo de investimento é essencial para que a empresa consiga alcançar novos patamares. Para tanto, é preciso de ações positivas, como:
Além disso, não podemos deixar de mencionar que as empresas raramente coordenam apenas um único projeto por vez.
O comum é gerenciar vários projetos ao mesmo tempo, exigindo muita atenção e um trabalho extremamente cuidadoso, que pode ser simplificado com as metodologias de gerenciamento de projetos.
O método Kanban é um sistema de informações que controla harmoniosamente as atividades em cada processo.
Dentro de um grande quadro você pode criar várias colunas para acompanhar o fluxo de atividades.
Cada atividade é um cartão que você pode adicionar a uma determinada pessoa do seu time com um determinado prazo.
Certamente, para a consultoria ambiental ou setor responsável pela gestão ambiental de uma empresa é muito importante que exista uma organização ainda maior, quanto a controle, planejamento e inovação sustentável.
Então, além de elaborar projetos, com vistas à preservação ambiental e á sustentabilidade, é preciso gerir eles da melhor forma possível para obter a aprovação do órgão fiscalizador.
Ou seja, esse tipo de administração deve ser usado tanto para o cliente da consultoria como também para organização interna da equipe.
Baseado no método Kanban, no Ambisis você consegue:
E muito mais!
Portanto, em um mercado competitivo é muito importante se destacar e a Gestão de Projetos trás muitos resultados positivos. Redução de custos e funcionários, fidelização e atração de clientes, cumprimento de prazos, entre outros.
Legal né?
Quer saber mais?
[Clique para agendar uma demonstração do Ambisis]
Referências:
MOLINARI, Leonardo. Gestão de Projetos. Saraiva.
MANDES, João Ricardo Barroca. Gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
No Comments